HOME
  Atendimento (21) 3171-7854 / 2493-7854 / 2653-1621     FACEBOOK   TWITTER   YOUTUBE  
 
 
 
  Perfil dos Pacientes  
 

   Habitualmente, o perfil dos pacientes que comparecem ao nosso serviço procurando ajuda médica especializada no tratamento de infertilidade, são aqueles que previamente relatam alguma dificuldade com seus médicos de origem, sejam ginecologistas ou urologistas.
   É bastante comum, o casal já comparecer em nosso consultório com algum diagnóstico estabelecido previamente por seus médicos e, em grande parte dos casos, a solução do problema depende de tratamentos laboratoriais específicos, como a Fertilização in vitro.

   Nesta fase inicial de avaliação e de tratamentos conservadores sem solução, em determinados casos, pode demandar um tempo significativo fazendo com que muitos casais fiquem desgastados e desacreditados à terapia eficaz do problema. Por este motivo, é muito comum que estes casais compareçam numa primeira consulta abalados emocionalmente, com sensação de perda de controle, com medo e preocupação crescente de que não são capazes de conceber um filho tão facilmente quanto esperavam.

 
     
 
 
     
  Principais características presentes e observadas em alguns pacientes:  
 

• Desprezo por seu corpo, ou por outras mulheres que ficaram grávidas ou tiveram filhos;
• Autopunição: "O que eu fiz para merecer isso?" "Por que outras mulheres com menos recursos do que eu podem ser mães e eu não?”
• Abalo no relacionamento sexual com sensação de sexualidade ameaçada;
• Abalo na atividade profissional;
• Vergonha e culpa diante do fato de não gestar, levando ao em isolamento dos amigos e da família;
• Sentimento de inferioridade em relação a outras mulheres;
• Cobrança da família e / ou amigos;
• Sensação de vazio que levam a pensar o dia inteiro nesta deficiência, podendo cursar com sentimentos de impotência, raiva, negação, culpa, depressão, ansiedade e irritação.

   A esperança de encontrar uma solução rápida no serviço de medicina reprodutiva pode ser substituída por 2 incertezas básicas, as quais a maior parte dos casais está procurando respostas durante esse estágio.

• Será que vamos conseguir a gravidez?
• Quanto isso vai custar?

   Por isso, a Clínica Pró Nascer tem algumas sugestões nesta fase inicial de assistência ao problema.

• Não tenham medo de falar com seu médico como realmente estão se sentindo.
• Suporte emocional mútuo pode aliviar um pouco o estresse e prevenir o distanciamento. Pode inclusive fortalecer o relacionamento. O casal pode encontrar um novo sentimento de segurança, à medida que eles chegam à percepção de que realmente podem depender um do outro, apesar das incertezas que enfrentam. A infertilidade é um problema do casal e é melhor abordá-lo como um “ser único”. Entendendo que a gravidez depende de 50% de cada parceiro, se conscientizem que vocês não estão sozinhos, pois um depende do outro para chegar ao objetivo. O problema não é de um ou do outro, pois vocês estão “no mesmo barco”. Dessa forma, não se culpem por acharem que o problema primário é dele ou dela. Vocês se escolheram para juntos chegarem ao objetivo de procriar através de uma ajuda médica. A partir do momento em que a gravidez acontecer, é uma condição normal como qualquer outra gravidez e será muito mais valorizada pelo fato de ter sido conquistada com muito esforço.
• Tentem ir para consultas médicas juntos, de modo que ambos compreendam o que está acontecendo.
• Encarem de uma forma natural o “direito de ter um filho”. Não se humilhem; não tenham auto piedade ou achem que a gravidez seja uma utopia, pois vocês estão aqui para poder contar com a tecnologia para chegar ao objetivo que todos no mundo conquistam que é o dom da procriação.
• Estejam preparados para o fato de não estarem vivenciando os sentimentos de angústia com a mesma intensidade, pois freqüentemente a mulher pelo fato de ter consciência que tem um limite reprodutivo; de saber que instintivamente é a que tem o dom de proteção, sofre mais do que o parceiro. Mas é só uma impressão, pois o homem também tem o “direito de sofrer”, de ser sensível. Sabendo disso, o parceiro deve entender a mulher como um ser que precisa de mais atenção e encorajamento a fim de superar esta passageira fase adotando uma postura de equilíbrio para a efetiva superação.
• Estejam preparados para sentir um misto de medo, alívio ou ansiedade quando você consultar um médico.
• Abordem a infertilidade entre vocês de uma forma forte e otimista. Acreditem que serão vencedores nesta batalha, mesmo que seja longa. Nunca desanimem!!!
• Não permitam que a gravidez seja uma “paranóia” na vida de vocês, pois ela será conquistada no seu tempo de forma muito tranqüila. Você deverá fazer a sua parte seguindo as orientações do seu tratamento. Acredite na proposta que lhe será oferecida. Deixe a ciência fazer a parte dela. Sua gravidez virá com esta naturalidade. Ansiedade só atrapalha.
• Burle a depressão e a tristeza do desafio redirecionando sua atenção a algo positivo, tal como uma nova atividade.
• Não se influenciem com orientações de pessoas leigas que normalmente são as que mais tem carinho por vocês como parentes e amigos, mas ao mesmo tempo, são os que mais atrapalham. Façam na medida do possível, este tratamento de forma confidencial.
• Quanto mais cedo um real problema for identificado, mais eficaz é o tratamento específico.

   Se conscientizem que vocês foram a nossa clínica para engravidar. Dessa forma, acreditem, assim como nós que a vitória é questão de tempo, pois temos:
- A melhor tecnologia mundial para reverter qualquer quadro em infertilidade conjugal.
- Vontade de toda uma equipe unida com o mesmo propósito: Só a Vitória interessa!!!
- Quanto a questão financeira, o nosso custo é o mais atraente do mercado, e fazemos questão de afirmar que conseguimos popularizar com um ideal ético, o tratamento de infertilidade em nosso País, tendo proporcionado o sonho da maternidade para centenas de casais!!!

 
 
   
 
  Voltar ao topo Voltar ao topo Compartilhe nas redes sociais:      
 
 
     
 
 
Direitos reservados a PRO NASCER.com.br. Desenvolvido por INTERPIX Internet